PIMENTA TOPEPO ROSSO


Espécie: Capsicum annuum.
Origem: Itália.
Variedade Italiana tradicional do sul do país, que se divide nas variedades doces e picantes, não havendo diferenças entre as plantas, que são compactas, crescendo 45 a 75 cm de altura por 45 a 70 cm de largura, possuindo hastes robustas e eretas, verde escuras com manchas de antocianina nos nodos. As folhas, também de coloração verde intenso, de formato oval. Prefere exposição a pleno sol, com clima seco moderado, mas com umidade constante no solo, que deve ser bem drenado para não encharcar, pois as raízes são muito sensíveis às doenças do solo. Para preservar a umidade, pode-se substituir parte da areia que compõe o substrato por vermiculita de granulação fina. Aconselho fazer uma adubação de reforço, em cobertura, na fase de frutificação, para dar suporte a carga de frutos grandes e pesados, que parece desproporcional para o tamanho da planta. Não se faz necessário o tutoramento, pois suas hastes fortes suportam bem o peso dos frutos, a não ser que ventos fortes ameacem sua estrutura. Adapta-se bem ao plantio em vasos, que devem ter no mínimo 35 cm de diâmetro. Se plantadas em canteiros, devem obedecer a uma distância mínima de 45 cm entre as plantas.
As flores, de pedicelo inclinado na antese (algumas vezes pendente), são solitárias em cada nó, com corola branco-leitosa sem manchas na base dos lóbulos, apresentando anteras de coloração cinza.
Os frutos são muito vistosos, assemelhando-se no formato a tomates ou pequenas maçãs, por isso são vendidos erroneamente em algumas quitandas da Europa como sendo resultado de um cruzamento entre tomate e pimenta. Possuem dimensões de 6 x 6 cm, nas cores verde (imaturo) a vermelho sangue (maduro), com a pele lisa e brilhante e polpa firme e espessa, de sabor acentuado e extremamente adocicado, sendo totalmente desprovidos de picância na variedade doce, mas apresentando leve pungência ( em torno de 500 a 1000 SHU) na variedade “Hot”. Em seu interior encontram-se 70 sementes de coloração creme que germinam entre 8 e 14 dias. A colheita se inicia 140 dias após a semeadura. Em se tratando de usos culinários, é uma pimenta fantástica, onde a criatividade dos italianos a destina para conserva em picles, refogados em azeite, frituras, pimentas recheadas, crua em saladas, em rodelas para cobertura de pizzas, e quantos usos a imaginação possa criar.



EXTRA:





Topepo Hot.jpg

Topepo



Foto da flor por Cleômenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário