PIMENTA TEPIN


Espécie: C.annuum var. aviculare ou C.annuum var. glabriusculum
Origem: México e USA.
Pungência: 50.000 a 100.000 SHU.
Conhecida como Chiltepin, chile Tepin ou simplesmente Tepin, trata-se de uma variedade silvestre dos desertos do México e Estado Unidos (Texas), cujas plantas crescem sobre as superfícies rochosas das encostas íngremes e são difíceis de encontrar, pois geralmente ficam camuflados por outros arbustos, nos quais se protegem à meia sombra. Acreditam os botânicos, que essa pimenta seria a antepassada de todas as variedades da espécie C.annuum existentes hoje. Arqueólogos, em escavações feitas nos sítios arqueológicos do Vale do Tehuacan, no México, encontraram sementes de Pequin datadas em 6.000 anos, sempre acompanhadas de sementes de milho, o que sugere que o costume mexicano de preparar nachos apimentados vem de muito longe. É uma planta de cultivo difícil e, até o momento, todas as tentativas de cultivo comercial falharam, embora seja uma planta relativamente robusta. Adapta-se melhor em climas secos com noites frias, e prefere solos argilo-arenosos. Pode atingir 1m de altura, com folhas e hastes verdes escuras, bastante ramificadas e sem a presença de antocianina nodal.
As flores, únicas por nodo, de pedicelo ereto na antese, possuem corola branca, sem manchas no lóbulo das pétalas, com anteras de coloração cinza e estigma exceto.
Os frutos assumem posição ereta. De pele lisa e formato esférico, com 13 mm de diâmetro, são muito pungentes, e apresentam cores que iniciam com um roxo esverdeado, passando ao verde escuro, depois laranja, até atingir o vermelho vivo característico dos frutos maduros. Suas sementes, de cor creme, são de germinação lenta, o que ocorre em um período médio de 21 a 90 dias. A colheita se inicia entre 140 a 150 dias após a germinação, e cada planta pode produzir centenas de frutos.
Em sua região de origem, é usado seco e moído sobre a comida, ou adicionados a sopas, feijão, guisados, salsas, chorizo ou qualquer outra receita que se deseje apimentar. No México, os índios Tarahumara do deserto Sonoran, acreditam que a Tepin tem poder de proteção contra feitiçaria.






Foto De Cleômenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário