PIMENTA TAKANOTSUME


Espécie: C.annuum.
Origem: Japão.
Pungência: 100.000 SHU
O nome Takanotsume significa garra (tsume) de falcão (taka) em alusão a disposição der seus frutos em tufos lembrarem as garras dessa ave. No México é conhecida como Chile Japonês.
A planta atinge uma altura média de 0,90 a 1 m, mas pode chegar a 1,50m, com largura de 40 a 50cm. Possui hastes múltiplas sem antocianina nodal, com folhas verdes escuras lisas de formato lanceolado. Prefere clima seco com solo levemente úmido e, quando cultivada nos trópicos, protege-la do sol direto nas estações mais quentes.
Flores de pedicelo ereto na antese, com corola branco-leitosa sem manchas na base dos lóbulos e anteras de coloração cinza.
Frutos em posição ereta, dispostos em conjuntos que formam tufos, nas cores que vão do verde (imaturo) ao vermelho intenso (maduro). De pele lisa e brilhante, com 5 a 7 cm de comprimento por 0,6 cm de diâmetro, são bem pungentes e contêm de 50 a 60 sementes de coloração creme, cuja germinação ocorre entre 10 e 14 dias após a semeadura, e a colheita se inicia 110 dias depois.
É a pimenta mais utilizada na culinária japonesa, cujos cozinheiros referem-se a ela como simplesmente “akatogarashi” (pimenta vermelha). Quando inteira, é usada para temperar pratos cozidos ou molhos, mas seu uso principal é seca e moída, quando recebe o nome de “ichimi”, usado para apimentar o hot udon. Quando misturada a outras especiarias, entra na composição do tempero shichimi (sete sabores) que é encontrado em lojas de produtos orientais.





Takanotsume


Foto De Cleômenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário