PIMENTA TABASCO


Espécie: Capsicum frutescens
Origem: América Central – Chile
(Ardência : 30.000 a 50.000 Scoville)
Também conhecida como Red Amazon, é “irmã de sangue” da nossa brasileiríssima Malagueta. É a variedade da espécie C. frutescens mais conhecida no mundo, por ser a matéria prima do famoso molho de pimentas Tabasco, fabricado em Louisiana, USA.
Tabasco é o nome de uma pequena cidade mexicana que manteve intensas atividades comerciais com a cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos, em meados do século 19. Pelo que se sabe, foi de lá que se originou essa deliciosa e picante pimenta que conquistou o mundo da gastronomia.
A planta, como é característico das C. frutescens, possui formato arbustivo compacto e prefere clima úmido e quente, atingindo uma altura de 120cm. Suas folhas são verde-escuras com formato oval alongada, nas dimensões de 18 x 10 cm.
Cada nó apresenta uma flor solitária, de pedicelo ereto na antese, com anteras azuladas e corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos.
Os frutos assumem posição ereta desde sua formação. São alongados, cilíndricos e terminam em um ápice afilado, com 2,5 a 3,2 cm de comprimento por 0,6 a 1 cm de diâmetro. Quando imaturos possuem coloração verde clara, passando por tonalidades amarelas e laranjas, até atingir o vermelho que caracteriza o fruto maduro. São bem ardidos, com 30.000 a 50.000 SHU. Cada fruto contém uma média de 34 sementes de cor palha, que germinam entre 8 e 10 dias. A colheita se inicia aos 120 dias após a semeadura e cada planta pode produzir centenas de frutos por safra. Cada planta produz em média 100 frutos.
Praticamente não se encontra o fruto inatura no comércio, pois geralmente as plantações destinam sua produção à fábrica de molhos. Além do mais, os frutos maduros possuem uma polpa muito macia e aquosa, deteriorando-se com facilidade, o que encurta o tempo de prateleira. Se for colhido com o pedicelo conserva-se por mais tempo, por isso deve-se usar uma tesoura para cortar o pedicelo, pois o mesmo é muito resistente e difícil de ser destacado das haste, enquanto o fruto maduro facilmente se solta do pedicelo. Na fabricação, as pimentas são misturadas com vinagre e sal, depois postas a fermentar em barris de carvalho, só depois o molho é processado.
Curiosidade: Os botânicos afirmam que sua origem é a América Central, onde hoje se localiza o Panamá. Foi levada ao Golfo do México pelos povos pré-colombianos, onde se adaptou muito bem na região do estado mexicano de Tabasco. Acredita-se que foi levada para Louisiana por volta de 1848, por soldados que retornavam da guerra com o México, onde passou a ser cultivada. Até então, a variedade não tinha um nome específico, quando Edmund McIlhenny criou a receita e patenteou o molho em 1870 com o nome Molho de Pimenta de Tabasco, o que a tornou mundialmente conhecida por “Pimenta Tabasco”.
Sua polpa é muito utilizada no preparo de peixes e, quando fresca, pode ser adicionadas a saladas.





TABASCO! ;)
Extra:
Flor (Tabasco).jpg
foto da flor pelo amigo armando marcelino e do fruto por CleÔmenes do pimentas.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário