PIMENTA ROCOTO


(Capsicum pubescens)
(Ardência: acima de 70.000 Scoville)
Capsicum pubescens é uma pimenta com frutos de tamanho médio, comum no Peru, Bolívia, Chile, Argentina Equador. Conforme as regiões é localmente designada por rocoto (em quíchua) ou locoto (em aimará).
O termo rocoto deriva da palavra hispânico-andina rocin, que significa esboço de cavalo. E, de fato, os frutos dessa pimenta lembram o desenho de uma cabeça de cavalo. Daí vem outro nome pelo qual é conhecida: pimenta-cavalo. No México, é conhecida ainda como pimenta-pêra e como pimenta-maçã. Seus frutos, arredondados, assemelham-se a uma cereja quando são pequenos, e a uma maçã, ao ficarem grandes. Assim que amadurecem, assumem a cor amarela, vermelha ou laranja. O arbusto que lhe dá origem cresce por mais de dez anos e torna-se tão largo que, em alguns lugares, é chamado de árvore de pimenta. A rocoto é a única pimenta cuja sementes são pretas.
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara. Se suportada, a planta pode atingir uma altura de quase dois metros. É uma planta perene e se protegida da geada e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Esta pimenta desenvolve-se bem em climas temperados e até mesmo frescos sem verões quentes, ao contrário da maioria das pimentas picantes.
Apesar de a maioria dos frutos desta espécie ser vermelha, há também um tipo amarelo que é comum nas Caraíbas e México e ainda uma variedade laranja.
Outros nomes comuns: locoto, manzano, canario (tipo amarelo), caballo, e peron.

6 comentários:

  1. Boa noite,
    Tenho um pé de pimenta rocoto, porém minha árvore parou de desenvolver, e está dando um ar de doente. Existe alguma coisa que posso fzer para salvar minha árvore??

    ResponderExcluir
  2. E.m geral elas adoram ser podadas, bastante, para dar galhos novos e assim renovar o ciclo! Faço isso com todos os pés de pimenta e funciona bem

    ResponderExcluir
  3. Se plantar as sementes aqui em Santa Catarina onde as temperaturas de verão são altas, elas resistiriam?

    ResponderExcluir
  4. xorume e uma idfeia de nutrir a planta deixa resto alimento natural fermentar por 30dias dilui com agua destribui edda bomba de força na planta

    ResponderExcluir
  5. me da uma rama pra plantar usa xorume pra fortalecer

    ResponderExcluir
  6. Estou tentando cultivar tb...porem a habanero é muito fácil de cultivar

    ResponderExcluir