PIMENTA PURPLE NAGA JALOKIA


Espécie: Capsicum annuum.
Origem: Índia.
Embora possua o famoso nome da pimenta top do mundo em pungência, essa variedade roxa pertence a uma espécie diferente, não lembrando em nada a Naga Jolokia do Guiness Book, quer seja no formato, na cor ou na pungência.
A planta é considerada alta, pois pode exceder a altura de 1.20m. É muito bonita, com os ramos delgados saturados de antocianina, o que lhes confere a coloração roxa, o mesmo acontecendo com as nervuras das folhas verde-escuras brilhantes.
Flores com pedicelo inclinado, algumas vezes pendente na antese, com corola lilás sem manchas na base dos lóbulos, apresentando anteras também lilás.
Os frutos medem 7 a 8 cm de comprimento por 1,5cm de largura, assumindo a posição pendente, com forma alongada tipo cayenne, muitas vezes completamente retorcidos, o que lhes confere formas bizarras. Permanecem com a coloração roxa, quase negra enquanto imatura, adquirindo a cor vermelha escura a medida que amadurece. Diferente de sua homônima hiper-ardida, apresenta pungência médio-baixa, em torno de 40.000 SHU, mas com um sabor frutado muito agradável. Suas sementes de coloração creme, em número de 40 por fruto, germinam entre 8 a 14 dias. É uma variedade tardia, com a colheita iniciando após 140 dias da semeadura.



Foto por Cleômenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário