domingo, 18 de abril de 2010

PIMENTA ROCOTO


(Capsicum pubescens)
(Ardência: acima de 70.000 Scoville)
Capsicum pubescens é uma pimenta com frutos de tamanho médio, comum no Peru, Bolívia, Chile, Argentina Equador. Conforme as regiões é localmente designada por rocoto (em quíchua) ou locoto (em aimará).
O termo rocoto deriva da palavra hispânico-andina rocin, que significa esboço de cavalo. E, de fato, os frutos dessa pimenta lembram o desenho de uma cabeça de cavalo. Daí vem outro nome pelo qual é conhecida: pimenta-cavalo. No México, é conhecida ainda como pimenta-pêra e como pimenta-maçã. Seus frutos, arredondados, assemelham-se a uma cereja quando são pequenos, e a uma maçã, ao ficarem grandes. Assim que amadurecem, assumem a cor amarela, vermelha ou laranja. O arbusto que lhe dá origem cresce por mais de dez anos e torna-se tão largo que, em alguns lugares, é chamado de árvore de pimenta. A rocoto é a única pimenta cuja sementes são pretas.
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara. Se suportada, a planta pode atingir uma altura de quase dois metros. É uma planta perene e se protegida da geada e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Esta pimenta desenvolve-se bem em climas temperados e até mesmo frescos sem verões quentes, ao contrário da maioria das pimentas picantes.
Apesar de a maioria dos frutos desta espécie ser vermelha, há também um tipo amarelo que é comum nas Caraíbas e México e ainda uma variedade laranja.
Outros nomes comuns: locoto, manzano, canario (tipo amarelo), caballo, e peron.

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Tenho um pé de pimenta rocoto, porém minha árvore parou de desenvolver, e está dando um ar de doente. Existe alguma coisa que posso fzer para salvar minha árvore??

    ResponderExcluir
  2. E.m geral elas adoram ser podadas, bastante, para dar galhos novos e assim renovar o ciclo! Faço isso com todos os pés de pimenta e funciona bem

    ResponderExcluir
  3. Se plantar as sementes aqui em Santa Catarina onde as temperaturas de verão são altas, elas resistiriam?

    ResponderExcluir