PIMENTA PINGO DE OURO


Espécie: Capsicum chinense.
Origem: Brasil.
Variedade muito resistente, cuja planta pode atingir 2 m de altura, com hastes eretas e semi-lenhosas, sem a presença de antocianina nodal. Folhas verde-escuras brilhantes nas dimensões de 13 x 7 cm.
Flores em número de 2 a 6 por nó, com pedicelo ereto na antese, corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos e anteras azuis.
Seus frutos são pequeninos, esféricos, nas dimensões de 0.8 a 1.0 cm de diâmetro, com cloração verde (imaturo) e amarelo ouro (maduro), em posição ereta, apresentando constrição anular na junção entre o cálice e o pedicelo. São muito picantes, em torno de 200.000 SHU na escala Scoville, e portam em seu interior uma média de 18 a 22 sementes de coloração palha, que germinam entre 14 e 20 dias. A colheita, em numerosa quantidade de frutos, se inicia 120 dias após a semeadura.
Na culinária, é uma pimenta fabulosa, como destaca a culinarista Adriana Lucena, que me enviou as sementes do Rio Grande do Norte, Brasil: “ Na gastronomia, além de molhos espetaculares, desenvolvi alguns azeites e vinagres temperados, pois seu aroma intenso e peculiar destaca-se nestes meios. Considero a Pingo de Ouro, juntamente com a Cumari do Pará, a pimenta mais versátil pois que vai muito bem com peixes, crustáceos e também destaca-se em carnes vermelhas. Vale arriscar um "molhinho da hora" com caldo de feijão verde (ou caldo de peixe ou, ainda, de cozido) com uma Pingo esmagada!!! fica espetacular!”




Pingo de Ouro

Foto por Cleômenes

Um comentário:

  1. Caros Senhores
    Perdoem o atrevimento pelo facto de vos contactar no sentido de avaliar da possibilidade de adquirir algumas sementes desta sui-generis planta. Uma vez que VªsExªs possuem o conhecimento que revelam será de supor que ou a produzem ou em alternativa terão conhecimento de alguem que a possa produzir. Assim solicito os vossos melhores serviços no sentido de me informarem dessa possibilidade. Melhores cumprimentos
    Agradeço resposta para o e-mail ithaginus@hotmail.com
    arlindo monteiro

    ResponderExcluir