PIMENTA PIÃO, PIÃOZINHO


Espécie: Capsicum chinense Origem: Brasil
Variedade de pimenta natural do Norte/Nordeste do Brasil. A planta atinge uma altura de 120 cm, com folhas verde-escuras, ovais, medindo 10 x 7cm. Flores em número de 3 a 5 por nó, com pedicelo inclinado na antese, invertidas, com corola de cor branca – esverdeada e anteras cinza – azulada. Frutos de aroma frutado, pendentes, triangulares, nas dimensões de 2,5 cm de comprimento por 1,5 a 2cm de diâmetro, nas cores verde (imaturos) a vermelha (maduros), com nível médio de pungência, contendo uma média de 25 sementes de cor palha que germinam entre 10 e 14 dias após a semeadura, com a produção se iniciando 120 dias depois. É usado fresco para temperar aves e peixes, ou inteiros em conservas no vinagre.

4 comentários:

  1. A pimenta pião arde é porque eu tenho um pé em casa que esta caregada d epimenta e não sei se posso consumir sem saber se ela é ardosa. obrigado boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Plantei uma pimenta pião, mas ela ta no começo, sera que vai demorar mttttttt?
    So plantei pq é um trabalho de escola, era para plantar qualquer coisa e eu escolhi a pimenta peão, ela e a mais bonitinha.
    Eu acho que pode consumi-la, mas nao tenho certeza, serve de comida para os meus passaros.

    ResponderExcluir
  3. nossa, é deliciosa essa pimenta, lembra o sabor do queijo, não é tãooo forte, mas tbm não é fraca, é perfeitaaaa... e quanto mais usa ela, melhor fica o sabor

    ResponderExcluir
  4. Plantei um pé hoje não vejo a hora de colher

    ResponderExcluir