PIMENTA PETER PEPPER OU PÊNIS PEPPER


Espécie: Capsicum annuum.
Origem: U.S.A. (Louisiana e Texas).
(Ardência : 40.000 Scoville)
Também chamada de Pênis Pepper, é uma das variedades mais incomuns do mundo devido ao seu formato lembrar o órgão sexual masculino. Embora seja uma pimenta de excelente sabor, é mais cultivada como ornamental, chegando a provocar gargalhadas ao observador desavisado.
A planta é de porte médio/baixo, atingindo 60cm de altura por 60cm de largura, com hastes múltiplas e folhas verde escuras lanceoladas medindo medem 12 x 6cm . Gosta de sol pleno, mas prefere áreas abrigadas de ventos por possuir hastes delicadas. O solo deve ser fértil, mas bem drenado, devendo ser recoberto por uma camada de palha, com a finalidade de manter a umidade. Flores únicas por nó, pendentes na antese, de corola branco-leitosa sem manchas na base dos lóbulos e anteras coloração cinza.
Frutos em posição pendente, protegido e camuflado pela sua própria folha, atrás da qual se esconde. Tem pungência média em torno de 30.000 SHU na escala Scoville. Seu formato é bastante enrugado e retorcido, terminando em uma cabeça arredondada com uma depressão na extremidade que lembra um furo. Medem uma média de 7,5 a 10 cm de comprimento por 2 a 2,5 cm de diâmetro. Sua coloração vai do verde (imaturo), passando pelo marrom, até atingir o vermelho vivo que caracteriza o fruto maduro. Contêm uma média de 50 sementes de cor creme que germinam em um período de 14 a 28 dias. A colheita se inicia entre 110 e 120 dias após a semeadura.
Uso: Principalmente como ornamental, mas pode ser usado fresco (molhos e saladas), em conservas, e seco moído (pó). Pode ser cultivada em vasos.

PS: Nem sempreo o fruto sai com esse formato!




Extra:


FLOR  MUSHROOM RED.jpg
Foto de Armando Marcelino do Pimentas.org

2 comentários: