PIMENTA JALAPENO



Espécie: Capsicum annuum.
Origem: México
Nome científico: Capsicum annuum var. annuum
Grau de Ardência: 35.000
Cor: Verde clara ou escura (imaturo), vermelha (maduro)
Tamanho: 5,0 a 8,0 X 2,5 a 3,0 cm
Formato: Cônico, triangular
Pungência: Picante médio. SHU= 2.500 a 5.000.
Aroma: Alto
Características especiais: Paredes grossas e estrias, Usos: Consumo fresco, molhos líquidos, conservas em vinagre ou azeite e desidratados (condimentos)
Esta é sem duvidas a pimenta mais consumida no México, seu país de origem. A planta cresce a uma altura de 100cm, com haste robusta, muitas vezes múltipla. As flores, de corola branca e anteras cinza, são em número de uma por nó. Gosta de clima seco com solo rico em matéria orgânica e bem drenado. Os frutos são cônicos e pendentes, nas dimensões de 8cm de comprimento por 2,3cm de diâmetro, apresenta frutos cônicos de cores verde-escuro (imaturo) e vermelho-tijolo (maduro), possuindo estrias brancas desenhadas na casca, o que os torna inconfundíveis. Cada planta produz entre 25 e 35 frutos por estação. De pungência baixa (2.500 a 10.000 SHU), prestam-se ao preparo de diversos pratos, e é utilizada em vários molhos para tacos e burritos. Quando seca e defumada, é conhecida como Chipotle.
É consumida fresca, processada na forma de molho líquido, conservas, desidratada ou em pó. Por ter a polpa espessa, o método mais indicado para desidratá-la é através da defumação. É utilizada em vários molhos para tacos, burritos e quando seca e defumada, é conhecida como chipotle.
É a pimenta Mexicana mais popular em toda a América do Norte. Sua generosa polpa garante-lhe o lugar de melhor pimenta para elaboração de molhos.
O mais comum é que seja consumida ainda verde (é quando tem o maior valor comercial).
Pequena pimenta de sabor picante e coloração verde ou vermelha quando madura, sendo amplamente utilizada na culinária mexicana. Esta pimenta é muito popular não só pelo seu sabor, mas também pela facilidade com que suas sementes são removidas.
Curiosidades: Seu nome deriva da cidade de Jalapa, capital do estado mexicano de Vera Cruz.

Extra:


Fotos Am 017.jpg
foto por armando marcelino do pimentas. org

Nenhum comentário:

Postar um comentário