PIMENTA DEDO DE MOÇA


Espécie: Capsicum baccatum.
Origem: Brasil.
Nome científico: Capsicum baccatum var. pendulumOutros nomes: Chifre-de-veado, pimenta vermelha e calabresaCor: Vermelha (maduro)Tamanho: 7,0 a 7,5 X 1,0 a 1,5Formato: AlongadoPungência: Picante baixo. SHU = 500 a 2.500Aroma: BaixoUsos: Molhos líquidos, conservas e calabresa (desidratado na forma de flocos com sementes)
E uma das pimentas mais conhecidas e consumidas no Brasil. Também conhecida como Chifre de Veado, Sertãozinho e Rabo de Gato. A planta atinge um porte de 100cm de altura por 60cm de diâmetro. Folhas verde-escuras medindo 13 x 7 cm. Flores únicas por nó, de corolas brancas, manchas amarelas na base dos lóbulos e anteras marrons. Frutos alongados, nas dimensões de 10cm de comprimento por 1,5 a 2 cm de diâmetro, terminando em uma extremidade afilada. Cada fruto contem em media 75 sementes de cor palha, que germinam entre 8 e 14 dias da semeadura, e a colheita ocorre 100 dias após. Cálice do fruto maduro sem constrição anular na junção com o pedicelo, mas apresentando um leve enrugamento. Casca fina, lisa e brilhante, de coloração verde clara (imaturo) passando por tonalidades alaranjadas, amarelas ate atingir o vermelho (maduro).
Pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeno, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa.
O ardor é produzido pela capsaicina, substância usada em medicamentos contra o reumatismo, presente em especial nas membranas e sementes, mas também na polpa. É a capsaicina que sensibiliza as glândulas salivares e estimula o apetite. A dedo-de- moça também pode ser comprada seca e esmigalhada, quando recebe o nome de calabresa, ou em misturas em pó, chamadas caiena.
Pimenta Calabresa:É obtida a partir da desidratação e flocagem da pimenta vermelha. Muito usada na culinária brasileira, principalmente na elaboração de lingüiças e outros embutidos, que ficam com um sabor mais picante.
Fresca, confere sabor e perfume a carnes, aves e peixes, além de molhos e geléias. Indispensável nos pratos tailandeses e baianos requer cuidado no uso. O excesso pode estragar uma refeição.
É muito utilizada em molhos e uma grande variedade de pratos e também crua em algumas preparações. Ficha Técnica:
100 g de pimenta dedo-de-moça contêm: Calorias – 25; Proteínas - 0,897 g; carboidratos - 6,10 g; Gordura - 0,102 g; Fibras - 1,79 g; Carotenos - 1 075 REVit. B6 - 0,123 mg; Folacina - 51,4 mcg; Niacina - 0,8 mg; Ác. pant. - 0,679 mgVit. C - 67,9 mg; Cálcio - 7,35 mg; Cobre - 0,11 mg; Magnésio - 12 mg; Fósforo - 17,6 mg; Potássio - 210 mg; Sódio - 14,7 mg.
A pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta, é apenas uma pimenta desidratada que se comercializa na forma de flocos com sementes ou em pó.
No Brasil utiliza-se a pimenta dedo-de-moça. Na Europa, principalmente Itália, a pimenta Pepperoncini. Deve ser utilizada com moderação pois o processo de secagem acentua bastante o sabor e a pungência das pimentas. Utiliza-se na preparação de molhos picantes, lingüiça, lombo, carnes e peixes.






Dedo de Moça

Um comentário:

  1. preciso saber a familia , tipo de caule , MAIS INFORMÇÕES ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir