PIMENTA CHILE SERRANO


Espécie: Capsicum annuum
Origem: México.
Seu nome deriva de sua região de origem, as serras montanhosas dos estados mexicanos de Pueblo, Hidalgo e México. Serrano é o nome mais conhecido, mas em algumas localidades, também é conhecido como Chile Verde. É uma planta de caule múltiplo, que atinge uma altura de 90 cm. Flores: De corolas brancas, em número de uma por nó, quase sempre viradas para baixo. Os frutos de cor verde (imaturo) e vermelho (maduro) possuem o formato cilíndrico com a extremidade arredondada, mas que em alguns casos, terminam em uma ponta mais afilada. Suas dimensões são de 7 cm de comprimento por 1,3 cm de diâmetro, e possuem a polpa macia e suculenta. A pele é sempre lisa e brilhante, nunca fosca e enrugada. Contem uma media de 45 sementes, que germinam entre 8 e 12 dias apos a semeadura. A colheita se inicia aos 110 dias. O nível de calor esta entre 8.000 e 12.000 unidades da escala Scoville. Usos: A preferência de consumo é por frutos verdes. Pode ser consumido cru, assado, cozido ou frito. É uma pimenta extremamente picante, quando cru, utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. É picado e misturado a outros ingredientes no preparo de diferentes pratos, como a salsa mexicana, guacamole. ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.
Quando inteiro, compõe o "arroz a la mexicana". Em conserva e envasado, é vendido com o nome de "Chile Serrano a Escabeche".
Curiosidades: A variedade mais comum é a vermelha, mas existem variedades que ficam amarelas, alaranjadas ou marrons quando maduras.
Originária do Mexico é também conhecida como pimenta-verde, pois geralmente é consumida antes de seus frutos atingirem a maturidade. Sua cor varia do verde-claro ao verde-escuro, mas, depois de maduros, os frutos tornam-se vermelhos, marrons, alaranjados ou amarelos.
Tem uma linda aparência. Quando madura, o fruto parece que está encerado devido a intensa cor brilhante.
É excelente em molhos para acompanhar frutos do mar, carnes e aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário