PIMENTA CHILE PUYA


Espécie: Capsicum annuum.
Origem: México.
Cultivada pela primeira vez no México, é uma das 150 variedades da malagueta. Usa-se seca, substituindo a pimenta vermelha fresca, mas com moderação, pois seu ardume é intenso, porém saboroso.
Também conhecido como Chile Pulla ou Colmillo de Elefante (Presa de Elefante). É uma das pimentas mais consumidas no México, natural das zonas semi-áridas e temperadas, por isso detesta solos encharcados e clima úmido. Cresce a uma altura entre 90 e 120 cm. Entra em produção 120 dias apos a semeadura. Flores únicas por nó, com corola branca e anteras azuladas. Frutos longos, delgados, com o pericarpo fino, de coloração verde (imaturo) e vermelha profundo (maduro), contendo uma média de 95 sementes na cor creme. Mede 10,5 cm de comprimento por 1,7 cm de diâmetro. Apresenta sabor frutado com um toque de ameixa. Nível de calor Scoville entre 5.000 a 10.000 SHU. Pode ser usado fresco em molhos, mas seu uso quase exclusivo é seco em flocos, em pó ou inteiro, quando se deve deixar de molho em água morna por 10 minutos, para hidratar. Para liberar mais sabor, pode ser chamuscado sobre o fogo.
Curiosidade: Por conter alto nível de carotenóides, o que dá ao fruto sua cor intensa, é usado na indústria para extração de pigmento vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário