PIMENTA CAPELA


Espécie: Capsicum annuum
Origem: Sérvia (Kosovo)
É uma variedade de pequeno porte, muito resistente, cuja planta atinge o porte de 45 a 60 cm de altura por 45 a 60 cm de largura, bastante ramificada, com hastes eretas, entrenodos curtos e folhas verde-escuras pequenas, de formato lanceolado, nas dimensões de 5 x 2,3 cm. O seu porte compacto e bonito a torna ideal para o plantio em vasos, principalmente na época da frutificação, quando exibe toda a sua beleza . Prefere solos arenosos e bem drenados, com clima seco e exposição a pleno sol, embora cresça bem à meia sombra.
Suas flores apresentam-se solitárias por nó, como é natural entre as C. annuum, de corola branco-leitosa, sem manchas na base dos lóbulos das pétalas, com as anteras de cor cinza.
Os frutos são muito belos, com formato triangular alongado, nas dimensões de 3 x 1,5 cm, na coloração verde (imaturo) e laranja brilhante (maduro). Com pouca ou nenhuma pungência (0 a 500 SHU), assumem posição ereta desde a sua formação, e em seu interior pode ser encontrada uma média de 60 sementes de cor creme, cuja germinação ocorre em um período de 8 a 14 dias. A colheita se inicia 120 dias após a semeadura.
Em sua região de origem, é usada seca, fresca (em saladas e molhos), recheadas, e em conservas de vinagre (picles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário