PIMENTA ARRIBA SAIA OU UMBIGO DE TAINHA



Capsicum Chinense. Origem Brasil. Pugencia: +/- 250.000 SHU.
Essa pimenta, natural dos Estados Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, recebe também outros nomes, dependendo da região. Em alguns Estados, como Alagoas, ela é também conhecida como Umbigo de Tainha. Alguns peixes da espécie da Tainha possuem um pré-estômago, como se fosse um tipo de moela, que é chamado pelos pescadores de “umbigo”. Segundo a literatura científica, esse umbigo corresponde ao estômago pilórico triturador (Poznanin 1968). O formato anatômico desse órgão é semelhante ao dessa pimenta pimenta o que originou o nome da variedade. Em outras regiões também é conhecida por “Arriba Saia”, em referência ao fato de, por ela ser muito ardida, as moças abanavam a boca com a saia para aliviar o ardor que sentiam ao prova-las.
A planta é vigorosa, crescendo em torno de 1,50m de altura, com hastes verdes que apresentam antocianina nodal. Gosta de clima quente e úmido, com solo fértil, profundo e bem drenado.
As flores surgem em numero de 2 a 3 por nodo, com pedicelo inclinado na antese, anteras azul-violeta e corola branco esverdeada.
Os frutos assumem posição pendente e apresentam constrição anular na junção cálice/pedicelo. Muito pungentes, possuem formato campanulado irregular, nas cores verde (imaturo) e amarelo alaranjado (maduro), com uma média de 50 sementes de cor creme que germinam entre 10 e 14 dias. A colheita se inicia 150 dias após a semeadura.
No litoral do Nordeste é muito usada na culinária para o preparo de molhos feitos na hora, esmagada fresca com caldo de peixe, cebola, alho e coentro picadinhos, no acompanhamento de frutos do mar.

2 comentários:

  1. Ηі, all is gоіng finе herе and оfcouгse eveгy one
    is ѕharіng data, that's actually good, keep up writing.

    My site; Www.Dimensioncero.com

    ResponderExcluir
  2. Essa e foda mesmo. Tenho no meu quintal

    ResponderExcluir