PIMENTA MURUPI OU MURICI



Espécie: Capsicum chinese
Ardência : de 60.000 a 100.000 Scoville
Nome científico: Capsicum chinense
Cor: Verde (imaturo), amarela pálida, amarela viva ou vermelha (maduro)Tamanho: 3,5 a 6,0 X 1,0 cm
Formato: Alongado
Pungência: Picante média a alta. SHU = 15.000 a 30.000
Aroma: Forte e característico Pimenta da região amazônica que é semelhante ao fruto que tem o mesmo nome
Pimenta pequena, amarela, dividida em gomos e com formato alongado. É a pimenta brasileira mais forte, com grau 9 na escala de ardume, e deve ser usada com bastante moderação. Muito comum na Amazônia e no Pará, é usada para temperar o apreciado tacacá com tucupi, caldo à base de goma de mandioca vendido nas ruas das cidades. Servida também para acompanhar peixes de água-doce.
Tradicionalmente cultivada na região Norte do Brasil, faz sucesso com seu aroma característico e sabor picante. Pode ser encontrada fresca, na forma de molhos (como o de tucupi ou manipueira, extraídos da mandioca), ou ainda em conservas à base de vinagre, óleo e soro de leite. Seus frutos são alongados e, antes de amadurecerem, apresentam coloração verde. Depois, adquirem um tom amarelo, que se intensifica até o vermelho, quando as pimentas estão maduras.
O comprimento varia: as menores, que medem de 2 a 4 cm, tem ardência mais acentuada e são conhecidas como murupizinho. Os frutos de tamanho intermediário apresentam de 3,5 a 6 cm de comprimento e são chamadas de Murupi comum. Finalmente há o Murupi grande, com 9 cm de comprimento. Trata-se de uma pimenta de alta picancia.
Frutos alongados e pendentes; podem ser verdes (imaturos) e amarelos pálidos. Muito utilizada na região Norte, curtida da forma tradicional ou no tucupi. É considerada uma das pimentas mais saborosas e com maior teor de ardência do Brasil.
Usos: Condimentos, molhos misturado ao caldo do tucupi e conservas com vinagre, óleo ou soro de leite.

11 comentários:

  1. cara ess pimenta é muito doida vc. lacimeja o dia inteiro é terrível

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente, vai arder assim no inferno

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente vai arder assim no in ferno

    ResponderExcluir
  4. onde e que eu compro a semente da pimenta murici

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa pimenta... principalmente o gosto dela.. mas não achei ela forte assim se for comparada com as mais ardidas Brasileira (Cumari do Pará).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que nada mano eu como 5 cumari do pará mais não como uma murupi de manaus hehehe

      Excluir
  6. Olá amigos. Saúde e Paz. Alguém tem sementes da pimenta murupi que queira vender ou trocar por sementes da Habanero chocolate? Obrigado. Môsar

    ResponderExcluir
  7. Oi mosar eu tenho um grupo de pimentas o pessoal sempre tem essas regionais e raras se quiser te add lá o grupo.tel81 986802875

    ResponderExcluir
  8. Oi mosar eu tenho um grupo de pimentas o pessoal sempre tem essas regionais e raras se quiser te add lá o grupo.tel81 986802875

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me add em algum grupo de pimenta 31996130825

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um jarro desta pimenta e produzindo.

    ResponderExcluir