PIMENTA FRIVARELLO


Espécie: Capsicum annuum.
Origem: Itália (Campânia)
Também conhecida como frigitello, friggitelli, friariello e friarelli, é uma das variedades mais populares na Itália, fácil de encontrar em qualquer supermercado. Originária do sudeste italiano, região da Campânia, hoje existem diversas variedades híbridas desenvolvidas por empresas agrícolas, chamadas de frivarello, criando-se uma grande polêmica à respeito de qual variedade é a original. A maior parte dos entendidos afirma que o verdadeiro Frivarello possui os frutos sem pungência, de casca fina, sabor um pouco amargo, com formato alongado cônico um tanto irregular, alertando também que os frutos perfeitamente cônicos não são Frivarello, mesmo que sejam vendidos como tal.
A planta é de porte médio, atingindo 90 a 120 cm de altura, com hastes e folhas verde-escuras, possuindo os entrenós curtos. Embora seja robusta, não tolera ventos fortes, preferindo locais abrigados. Gosta de solo solto, profundo e bem drenado e se ressente com temperaturas frias abaixo de 15°C.
Suas flores, com pedicelo pendente na antese, são solitárias em cada nó, mas como os entrenós são curtos, proporcionam uma floração densa, com flores de anteras cinza e corolas brancas sem manchas na base dos lóbulos.
Frutos pendentes, cônicos irregulares, com dimensões de 7,0 a 10,5 cm de comprimento por 2 a 3 cm de diâmetro, nas cores verde (imaturo) a vermelho (maduro), sem pungência, contendo uma média de 75 sementes de cor creme que germinam entre 8 e 14 dias. A produção começa aos 120/140 dias após a semeadura.
Seus frutos, de casca fina, são de fácil digestão e usados de preferência quando ainda verdes, consumidos frescos em saladas ou fritos, mas podem ser secos ou usados na confecção de conservas em vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário