PIMENTA BICO OU BIQUINHO



Espécie: Capsicum chinense.
Origem: Brasil.
(Ardência : 1.000 Scoville)
Muito encontrada em Minas Gerais. Existem dois tipos: a picante e a doce, que não tem picância nenhuma, que serve como um bom petisco, vai bem em saladas e como acompanhamento de pratos.
A planta atinge uma altura entre 80 a 120 cm, com 3 a 5 flores por nó, de corolas esverdeadas e anteras azuladas. Seus frutos de sabor suave, um tanto ácidos, lembram o gosto da acerola, sendo considerada uma pimenta doce, pois é desprovida de ardência. Muito utilizada na decoração de pratos e como tira-gosto. Sua cor vai do verde (imaturo) ao vermelho (maduro). São arredondados e com uma ponta em formato de bico, vindo daí o seu nome. Medem em media 1,5 cm de largura por 2,5 cm de comprimento. São pendentes e apresentam constrição anular na junção entre o cálice e o pedicelo. Possuem em media 42 sementes de cor palha por fruto.
É de uma variedade que está se difundindo com grande rapidez no Estado de Minas Gerais, onde sempre foi usada como planta ornamental e agora vem sendo empregada no preparo de molhos, peixes e carnes. Também é muito apreciada em conservas feitas em garrafas de aguardente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário