PIMENTA NUMEX BIG JIM


Espécie: Capsicum annuum
Origem: Originaria do estado do NOVO MEXICO nos Estados Unidos, esta pimenta é gigante mesmo.
Ardência : de 4.000 a 6.000 Scoville
Essa variedade foi desenvolvida em 1975 pelo Dr. Nakayama, no Instituto da Pimenta da Universidade do Novo México, tendo entrado para o Guinness Book como a maior pimenta do mundo.
A planta é bem robusta, crescendo em torno de 60 a 65 cm de altura por 45 a 60 cm de largura, com ramos eretos que apresentam antocianina nodal. As folhas são verde-escuras lanceoladas, medindo 7.5 x 16 cm. Prefere solos soltos e bem drenados com clima pouco úmido. Frutifica em abundância, com frutos grandes e pesados, devendo ser tutorada para não tombar com o peso.
As flores são solitárias em cada nó, com corolas grandes e branco-leitosas sem manchas na base dos lóbulos e com anteras de coloração cinza. Os pedicelos são pendentes na antese.
Os frutos de formato alongado podem atingir o tamanho de mais de 30 cm de comprimento, mas o tamanho médio fica em torno do 19.5 x 6.3 cm. Possuem a pele lisa e brilhante nas colorações verde (imaturo) e vermelha (maduro). São pouco pungentes, com nível de capsaicina de 2.500 a 3.000 unidades Scoville. Suas sementes, em torno de 140 por fruto são de coloração creme e germinam de 10 a 14 dias. A colheita se inicia entre 100 e 120 dias após a semeadura para frutos maduros.
Por seu porte, baixa pungência e sabor, tornou-se uma das variedades preferidas para pratos com pimentas recheadas. Pela beleza da planta, também pode ser usada como ornamental.
Está relacionada no livro dos recordes como a maior pimenta do mundo. Chega a atingir 12 a 15 polegadas, ou seja, de 30 a 38cm de comrpimento.
Excelente pimenta para ser utilizada em picles ou mesmo para desidratar e fazer pimenta seca, pois sua grande quantidade de polpa dá um alto rendimento.
Seu grau de ardência é baixo, e sua forma mais comum de consumo é quando está madura na cor Vermelha.

Um comentário: