PIMENTA MALAGUETA


Espécie: (Capsicum frutescens).
Origem: África e Brasil
Nome científico: Capsicum frutescens.
Grau de Ardência: (50.000 a 150.000 Scoville)
Formato e posição dos frutos: alongados e cônicos.
Tamanho dos frutos (compr. x larg.): 1,5-3,5 x 0,3-0,5 cm.
Coloração dos frutos: verde (imaturos) e vermelho (maduros)
Pungência: picante médio a alto. Aroma: baixo.
Características especiais: Paredes muito finas.
Existe a malaguetinha com tamanho mais reduzido.
É usada fresca, curtida, seca e em molhos. Há uma polêmica em relação à sua origem, sendo que alguns historiadores afirmam ser originária da África e trazida ao Brasil pelos escravos ou pelos próprios colonizadores, inclusive existindo uma localidade chamada Costa da Malagueta, perto de Gana. Outros estudiosos, como Câmara Cascudo, reconhecem a malagueta africana, mas acreditam que já existia a Capsicum frutescens na América Tropical antes da chegada dos negros. O que aconteceu, segundo Cascudo, é que a pimenta brasileira foi levada pelos portugueses primeiro à Europa, onde passou a ser chamada de malagueta, e depois à África, onde substituiu a malagueta local. Talvez o mais razoável seja admitir o fato que a malagueta nativa e a malagueta importada da África conviveram de forma pacífica nessas terras. Muito além dessa discussão, o usufruto da especiaria é tão grande e generalizado e o verdadeiro afeto dos brasileiros por essa pimenta é tão intenso, que podemos afirmar com entusiasmo: é brasileira sim, e das boas. Em Moçambique a malagueta é conhecida como piripiri, em Angola, como jindungo e na Nigéria como uziza.
Pimenta Malagueta – de origem africana, é obtida da Aframomum melegueta. Do gênero Capsicum, da família das solanáceas. A pimenta malagueta de origem brasileira é um pequeno arbusto perene, que se caracteriza pelos frutos, pequenas bagas de cor, forma e tamanho variável. Esses frutos têm larga aplicação como condimento na culinária brasileira principalmente na Bahia e Estado do Norte. É excitante do aparelho digestivo, graças ao alcalóide capsicina.
Talvez essa seja a pimenta mais conhecida e consumida no Brasil. Seu uso em nossa culinária reflete a imagem da miscigenação cultural entre negros, índios e brancos que formaram o povo brasileiro.
Planta muito esgalhada, formando um arbusto de copa fechada com 1m de altura por 75 cm de largura. Folhas verde-escuras, lanceoladas, com 13 x 7 cm. Flores pequenas, em posição ereta, de corolas branco-esverdeadas e anteras roxas, em numero de 1 a 2 por nó. Frutos pequenos, eretos, alongados com 2 a 3 cm de comprimento por 0,4 a 0,6 cm de diâmetro, nas cores verde (imaturo) e vermelho coral (maduro). São bem picantes, de aroma baixo, e contem uma media de 29 sementes que germinam entre 10 e 14 dias após a semeadura. Entre 110 e 120 dias começam a colheita, que se estende por todo o ano, até o próximo inverno, quando para a produção e toma forças para uma nova safra. É nessa hora que deve ser feita uma adubação de reforço. Essa variedade das fotos trata-se da Malagueta comum. Mas existem também as variedades Malaguetinha, cujos frutos não passam de 1,5 cm e a Malaguetão, que pode chegar a 4,5 cm.
Como vimos acima, apresenta variedades com pugência de médio a alto e baixo aroma. É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e no acarajé.
Pimenta tipo Calabresa MalaguetaDefumada e Moída
SABOR E AROMA "ESPETACULAR" INIGUALÁVEL !
Quando falamos "Pimenta tipo Calabresa" estamos nos referindo sempre ao processamento que a pimenta teve de desidratação e secagem, e, nunca nos referindo a "qualidade" da pimenta. Sendo assim, toda vez que ler ou ouvir falar em "pimenta tipo calabresa", procure saber qual a qualidade que foi seca. No caso acima, como mesmo menciono é da qualidade MALAGUETA.




Malagueta

6 comentários:

  1. gostei, me ajudou mt num trabalhode escola.

    ResponderExcluir
  2. gostei, me ajudou mt num trabalho de escola.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, de verdade esse site foi minha salvação em um trabalho de ciências!

    ResponderExcluir
  4. Por favor, gostaria de saber se o nome, malagueta, tem algo haver com Málaga, na Espanha.
    Obrigado.

    ResponderExcluir