PIMENTA HABANERO YELLOW


Espécie: Capsicum chinense
Origem: México e Caribe Costa do Norte do México, foi a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias.
Esta variedade é fácil de ser cultivada em vasos, tanto pelo porte médio-baixo da planta, como pela sua rusticidade, robustez, e resistência. Prefere clima quente e úmido com solo rico em matéria orgânica. A planta cresce entre 50 e 60 cm de altura, bastante ramificada, com hastes e folhas na coloração verde-clara, sem a presença de antocianina nodal.
Flores com pedicelo pendente na antese, em número de 2 a 3 por nó, com corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos, possuindo anteras azuladas.
Os frutos são muito pungentes, com 200.000 a 300.000 SHU, e de aroma forte e característico. Medem de 3 a 5 cm de comprimento por 1.5 a 2.5 cm de diâmetro, com formato de lanterna irregular, apresentando quase sempre um pequeno “biquinho” na face inferior (ápice). Sua coloração vai do verde (imaturo) ao amarelo brilhante (maduro) e contêm em seu interior uma média de 40 sementes de cor palha. Essas sementes germinam entre 14 e 20 dias, masque pode demorar além de 30 dias. Para quem deseja cultivá-la, é importante saber que essa é uma variedade tardia, que pode demorar até 180 dias após a semeadura para se iniciar a colheita. Em alguns catálogos de firmas estrangeiras fornecedoras de sementes, pode-se ler que a colheita começa entre 75 e 125 dias, mas eles não informam que a isso devem ser acrescentados 50 a 80 dias de crescimento indoor (nos paises frios) e mais o tempo de sementeira de até 30 dias para a germinação.
Na culinária é uma pimenta polivalente, utilizada fresca e seca, usada em diversos pratos da cozinha mexicana e caribenha, bem como na composição de vários molhos e conservas, mas o ideal é usá-la inatura, pois o cozimento elimina a maior parte do seu aroma, embora preserve a pungência.
Tem um sabor muito forte que persiste na boca. As suas cores variam entre amarelo, laranja e vermelho.




Yellow Habanero






Nenhum comentário:

Postar um comentário