PIMENTA HABANERO MANZANO


Especie: Capsicum chinense.
Origem: México
É uma planta muito produtiva que cresce de 90 a 100 cm de altura por 60 cm de largura, com folhas verde-escuras medindo 13 x 08 cm e hastes sem a presença de antocianina nodal. Cresce melhor em clima tropical úmido, com solos profundos e bem drenados, podendo-se usar para o substrato em vasos uma mistura de 1 parte de areia, duas de terra preta e uma de húmus de minhoca. Vasos com volume de 20 litros podem ser utilizados satisfatoriamente. Por ser muito produtiva, aconselho proceder a uma adubação de reforço com NPK 4.14.8 em cobertura, aos 75 dias, quando se inicia a floração e frutificação.
As flores, com pedicelo inclinado na antese, brotam em número de três a quatro por nó, possuindo corola branco-esverdeada sem manchas na base dos lóbulos, e anteras azuladas.
Frutos em posição pendente, tipo lanterna, alguns lembrando o formato de pequenas maçãs, das quais eu suponho que herdaram o nome. Como a maioria das Habaneros, é uma pimenta muito picante, em torno de 350.000 SHU na escala Scoville. Passam pelas cores verde (imaturo) ao amarelo-ôvo (maduro), nas dimensões de 04cm de comprimento por 03 cm de diâmetro, contendo em seu interior uma média de 30 sementes de coloração palha, que germinam entre 8 e 12 dias. A colheita, que começa entre 110 e 120 dias, é muito abundante. Em uma planta eu cheguei a colher 84 frutos deliciosos, muito aromáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário